06 outubro 2015

Cap. I - Descendência de David Corrêa da Silva


C A P Í T U L O  I

[descendência de David Corrêa da Silva]



DAVID CORRÊA DA SILVA, (II. filho de Maria Martins Vieira), proprietário, Presidente da Câmara de Gondomar, monárquico convicto e grande benemérito, deu o seu nome a uma das principais artérias de Rio Tinto, nasceu em Salvador de Fanzeres “... às 10 horas do dia 08/11/1862...” e faleceu em Chão Verde, Rio Tinto a 06/11/1919, casou com RITA DE SOUSA NEVES, irmã de sua cunhada Maria, nascida em Campanhã, Porto, “...às 4 horas do dia 15/03/1866...” e falecida a 26/05/1921 em Chão Verde, Rio Tinto, filha de Joaquim Ribeiro de Almeida, nascido a 02/10/1827 e falecido a 13/02/1891, e de Rita de Sousa Neves, nascida a 13/01/1829 e falecida a 02/07/1915, neta pela parte paterna de Manuel Ribeiro de Almeida e de Maria Coelho, e pela parte materna de António de Sousa Neves e de Maria Joaquina; bisneta paterna de José Ribeiro de Almeida e de Joana Maria de Castro, de José Martins dos Santos e de Mariana Coelho, trineta, também pela parte paterna de Manuel Ribeiro e de Caetana de Almeida, de João de Sousa e de Maria de Castro; de José (do Brás?) e de Maria Jorge; de Domingos Ferreira Rosa e de Maria Coelho.

Apropósito de David Corrêa da Silva: Ainda consegui conhecer alguém que se lembrava dele em Chão Verde, à porta de casa, a olhar para o jardim, calado, respeitoso, grande! Diz, na pagela que recomenda a sua alma, “Mon Jésus, Miséricorde! ”.

Deste casamento nasceram cinco filhos:

Maria Alice, (III) q.s.

Rita, (III) q.s.

MANUEL CORRÊA DA SILVA, (III) que nasceu em 1891 e faleceu em 1898;

Alzira, (III) q.s.

LAURINDA CORRÊA DA SILVA, (III) que morreu solteira em 07/04/1911. Na pagela impressa após a sua morte diz “Que na sua curta existência, foi um modelo de piedade filial e dedicação fraterna.”

Pormenor em Chão Verde. Fot. Tuca Sá, 1997


MARIA ALICE CORRÊA DA SILVA (III. filha de David Corrêa da Silva) nasceu a 26/07/1886 em Rio Tinto e faleceu a 25/04/1959 no Porto; casou em 1906 em Rio Tinto com FRANCISCO DA CUNHA LEÃO, Senhor da Casa do Outeiro, em Casconha, São Pedro da Sobreira, onde nasceu a 25/11/1881, vindo a falecer no Porto a 08/08/1967, filho de Manuel da Cunha Leão, da Casa da Sobreira e de Emília Augusta Soares Monteiro, de Vila Pouca, Soalhães.

Deste casamento nasceram seis filhos:

Francisco José, (IV) q.s.

Fernando Manuel, (IV) q.s.

MARIA HELENA CORRÊA DA SILVA DA CUNHA LEÃO, (IV) nasceu a 27/10/1910, na Casa do Outeiro, em Casconha, São Pedro da Sobreira e faleceu no Porto, a 08/08/1934, solteira, sem geração;

MARIA DE LOURDES DA CUNHA LEÃO, (IV) nasceu a 01/12/1911 na Casa do Outeiro, em Casconha, São Pedro da Sobreira , solteira, sem geração;

MARIA JOSÉ DA CUNHA LEÃO, (IV) morreu com menos de um ano;

MARIA JOSÉ DA CUNHA LEÃO, (IV) morreu também com menos de um ano.

ALICE CORRÊA DA SILVA e FRANCISCO DA CUNHA LEÃO com seus filhos FRANCISCO JOSÉ, FERNANDO MANUEL, MARIA HELENA E MARIA DE LOURDES. 


FRANCISCO JOSÉ CORRÊA DA CUNHA LEÃO, (IV. Filho de Maria Alice Corrêa da Silva), nasceu a 01/12/1907 no severo mas querido ambiente da Sobreira e como todos os da sua geração, estudou nos jesuítas em La Guardia. Formado em Histórico Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa, foi Professor, Inspector na Direcção Nacional de Ensino e Chefe de Gabinete do Ministro da Educação. Fundou um colégio na Amadora, “Oliveira Martins”. Foi Director do Diário Popular até ser convidado para Agente Geral do Ultramar. Neste ministério manteve-se como Director-geral quase até à data da sua morte. Do seu percurso como filósofo e político ficou O Enigma Português e o Ensaio de Psicologia Portuguesa, que influenciaram profundamente a geração seguinte de filósofos ligados aos temas da saudade e aos diversos mitos da História Portuguesa. Poeta, publicou O Anjo e o Homem e O Naufrágio de Goa, por ocasião da queda de Goa. Enquanto se fortaleciam os alicerces do Estado Novo, enriqueceu as tertúlias filosóficas e literárias que existiam, amiúde, na época. Casou a 19/12/1940 com MARIA LEONOR DE BRITO GUIMARÃES, nascida a 16/03/1909 na Amadora e falecidaa 27/08/1977 em Lisboa, filha de Delfim de Brito Guimarães, poeta, ensaísta e bibliógrafo, fundador em 1899 de Guimarães Editores, e de Rosina Vieira da Cruz. Morreu a 11 de Maio de 74, na sua casa da Rua de S. Bento, em Lisboa, onde ainda assistiu a todo o desmoronar do Portugal ultramarino que tanto defendeu. Sentiu, também ele, nos seus últimos dias, como é sempre triste o fim de uma era.

FRANCISCO JOSÉ CORRÊA DA CUNHA LEÃO 
e sua mulher MARIA LEONOR DE BRITO GUIMARÃES. 
Associamos à Guimarães Editores todos os grandes nomes ligados aos livros que nos parece, desde sempre, existirem. Desde Aristóteles e Platão, até Balzac ou Nietzsche, ou Agustina e Sophia de Mello Breyner Andressen, Ferreira de Castro e Agostinho da Silva. Seguindo um caminho traçado pela época e pela visão de Francisco da Cunha Leão e de sua mulher Maria Leonor, manteve-se esta editora na linha da frente, com o peso e a patine que os anos impõem.

Deste casamento nasceram três filhos:

Rosa Maria, (V) q.s.

FRANCISCO DELFIM GUIMARÃES DA CUNHA LEÃO, (V) nasceu e faleceu em 1943;

Francisco Delfim, (V) q.s.

ROSA MARIA GUIMARÃES DA CUNHA LEÃO, (V. Filha de Francisco José Corrêa da Cunha Leão), licenciada em Filosofia, professora do Ensino Secundário, nasceu em Lisboa, a 03/10/1941 e casou a 04/04/1964, na casa de seus Pais, em Lisboa, com MÁRIO JOSÉ TARON DE OLIVEIRA, Engenheiro Têxtil, nascido a 09/03/1933, filho de Mário da Luz dos Santos Oliveira e de Olga Marie Taron.

Deste casamento nasceram dois filhos:

Tiago José; (VI) q.s.

MÁRIO JOSÉ DA CUNHA LEÃO TARON DE OLIVEIRA (VI) licenciado em Educação física, Professor do Ensino Secundário, nascido a 21/03/1966, solteiro, sem geração;

TIAGO JOSÉ DA CUNHA LEÃO TARON DE OLIVEIRA, (VI. filho de Rosa Maria Guimarães da Cunha Leão) Advogado, nasceu a 01/01/1965 em Lisboa, casou em Cascais a 29/03/1991 com CATARINA ISABEL FERREIRA FERRER ANTUNES, filha de Carlos Alberto Ferrer Antunes e de Isabel Ferreira Reinhards. Casou pela segunda vez com INÊS DE SOUSA GONÇALVES DE ALMEIDA LEITE, filha de Manuel Gervásio Oliveira Martins de Almeida Leite e de Maria Olímpia de Sousa Gonçalves.

Filho do primeiro casamento:

VICENTE JOSÉ FERRER TARON DE OLIVEIRA (VII), nascido a 25/05/1995 em Lisboa;

Filha do segundo casamento:

MARIA CAROLINA DE ALMEIDA LEITE TARON DE OLIVEIRA, (VII) nascida a 11/07/1997 em Lisboa.

Pormenor em Chão Verde. Fot. Kico Leão - 1997

FRANCISCO DELFIM GUIMARÃES DA CUNHA LEÃO, (V. filho de Francisco José Corrêa da Cunha Leão), licenciado em História, editor, director da Biblioteca da Ajuda, nasceu a 09/09/1945 em Cascais e casou 11/03/1972 em Santo António do Estoril com MARIA ISABEL DE MELO ELIAS DA COSTA, gerente e proprietária com seu marido, de Guimarães Editores, nascida a 20/05/1949 em Lisboa, filha de Carlos Pessoa Elias da Costa e de Maria Manuela Annes Caro de Sousa e Melo, neta paterna de Ilídio Elias da Costa e de Maria José Henriques de Castro Pessoa e materna de Andrónico Fernandes de Sousa e Melo e de Maria Alice Ribeiro Annes Caro.

Deste casamento nasceram dois filhos:

FRANCISCO PEDRO ELIAS DA COSTA DA CUNHA LEÃO, (VI) nasceu a 21/02/1975 em Lisboa;

DUARTE MARIA ELIAS DA COSTA DA CUNHA LEÃO, (VI) nasceu a 26/06/1976 em Lisboa.


FERNANDO MANUEL CORRÊA DA SILVA DA CUNHA LEÃO, (IV. filho de Maria Alice Corrêa da Silva), licenciado em Arquitectura e em História, nasceu a 21/07/1909 na Casa da Torre, Sobreira, Paredes e faleceu no Porto a 09/09/1990; casou a 10/03/1937 em Cedofeita, Porto com ELVIRA GUILHERMINA DE SOUSA LOUREIRO, Professora, nascida a 01/08/1907 em Lavra, Matosinhos, filha de Joaquim de Sousa Loureiro e de Elvira de Sousa Ramos.

José da Silva Passos, irmão do estadista Passos Manuel, que Camilo conheceu “... figura típica do Porto idealista e secreto de 800, era o lugar tenente do grão-mestre da Maçonaria. Com a sobrecasaca esvoaçante e o seu tipo rotundo, ia pela Rua do Almada levar novas da causa aos ferrageiros seus correlegionários.17 Sobre este ambiente e no local da casa de José da Silva Passos, surgiu em 1951 o edifício de 15 pisos do BPA, o Palácio Atlântico, com o dinheiro de Arthur Cupertino e o traço de Fernando da Cunha Leão. Diz Agustina Bessa Luís: “ Pela grandeza e modernidade do seu projecto, da autoria do arquitecto Fernando da Cunha Leão, o Palácio Atlântico pode-se dizer que iniciou no Porto escuro e sólido uma nova forma de arquitectura.”18

Arq. Fernando da Cunha Leão por Sampaio +Alem.
Sobre Adalberto Sampaio diz Osvaldo de Sousa: “Ele não se
considera um humorista, antes um repórter
em que o humor é o sal da observação.
” 
19 20
Notável arquitecto projectou também no Grande Porto obras como os Mercados do Bom Sucesso e de Matosinhos, a Capela de Nossa Senhora de Fátima, onde casou e talvez o primeiro projecto de arquitectura religiosa moderna em Portugal. Fora do Porto, lembro-me do Seminário de Aveiro ou da Câmara de Paredes, terra que o viu nascer! Mas não foi apenas um prestigiado arquitecto! Com uma noção inovadora de Arte, foi em nome dela que escreveu, em Abril de 1929, o manifesto “em defesa da arte”, assinado por alguns dos grandes dos movimentos modernos. Com Alvarez, Augusto Gomes, Laura Costa, Camarinha e Adalberto Sampaio, entre outros, fundou o grupo +Além (Mais Além).


Fernando da Cunha Leão, e a ARS Arquitectos contribuíram de forma decisiva e por isso com uma dimensão eterna para a impressão que o Porto hoje nos deixa.

FERNANDO MANUEL CORRÊA DA SILVA DA CUNHA LEÃO 
e sua mulher ELVIRA GUILHERMINA DE SOUSA LOUREIRO
Sobre ele diz o Dr. Arnaldo de Mariz Roseira: “Está por fazer a História do Porto das Tertúlias, ainda não inteiramente abolidas. Os +Além congregados em redor do arquitecto Fernando da Cunha Leão, com o pintor Adalberto Sampaio como figura emblemática, reuniam-se no café «Excelsior» um dos primeiros a passar a Banco. Depois reuniam-se, uns no «Aviz», outros no «Imperial». Mais recentemente ainda alguns apareciam na tertúlia do «Ceuta», em volta do Dr. Eugénio da Cunha e Freitas e do seu grupo do Tripeiro.” 


Deste casamento nasceram quatro filhos:

Helena, (V) q.s.

Fernando, (V) q.s.

Francisco, (V) q.s.

Paulo, (V) q.s.




HELENA LOUREIRO DA CUNHA LEÃO, (V. filha de Fernando Manuel Corrêa da Silva da Cunha Leão), Arquitecta, nasceu a 12/03/1938 em Campanhã, Porto e casou a 04/09/1967 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Porto, com JOSÉ MARTINHO DE MOURA PEIXOTO, Arquitecto, nascido a 21/03/1934 em Celorico de Basto e falecido a 14/02/1994 em Lisboa, filho de Ernesto Peixoto e de Idalina de Moura.
Deste casamento nasceu um filho:

PAULO JOSÉ DA CUNHA LEÃO MOURA PEIXOTO, (VI) Arquitecto, nascido a 01/06/1969 na freguesia de Cedofeita, Porto.


FERNANDO LOUREIRO DA CUNHA LEÃO, (V. filho de Fernando Manuel Corrêa da Silva da Cunha Leão), Engenheiro, nasceu a 06/10/1941 em Campanhã, Porto, casou a 21/12/1966 na Igreja do Bonfim, Porto, com LÍDIA SALEIRO FERREIRA, licenciada em Matemáticas, Professora Universitária, nascida a 26/12/1944 em São Bartolomeu do Mar, Esposende, filha de Manuel Rodrigues Ferreira e de Arminda dos Santos Vaz Saleiro, neta paterna de Sebastião Rodrigues Ferreira e de Justina Correia de Abreu e materna de António Afonso dos Santos Júnior e de Idalina Vaz Saleiro.
Urânia, musa, filha de Mnemosina e de Zeus, sustenta debaixo do braço a esfera celeste.
No desenho do Jardim, como na malha do linho, os caminhos vão-se
sobrepondo em cruzamentos equilibrados, com estátuas que representam
figuras mitológicas, virtudes, estações do ano, continentes.
Chão Verde. Fot. Kico Leão, 1997
 

Deste casamento nasceram três filhos:

FERNANDO JORGE FERREIRA DA CUNHA LEÃO, (VI) nasceu a 10/07/1967 na freguesia do Bonfim, Porto;

DIANA MARIA FERREIRA DA CUNHA LEÃO, (VI), Engenheira de Sistemas, nasceu a 08/12/1969 também no Bonfim;

Pedro Nuno, (VI) q.s.

PEDRO NUNO FERREIRA DA CUNHA LEÃO, (VI. filho de Fernando Loureiro da Cunha Leão), licenciado em Informática de Gestão, nasceu a 11/02/1972 na freguesia do Bonfim, Porto e casou a 08/07/1995 em Leça da Palmeira, Matosinhos, com ISABEL MARIA VARANDA CUNHA, nascida a 27/03/1972 em Cabanelas, Lavra, Matosinhos, filha de Pedro Vasconcelos Cunha e de Maria Isabel Cepa Varanda, neta paterna de Elias da Purificaço Cunha e de Laura da AscençãoVasconcelos e materna de José Luís Varanda e de Reinalda do Nascimento Cepa.


FRANCISCO LOUREIRO DA CUNHA LEÃO, (V. filho de Fernando Manuel Corrêa da Silva da Cunha Leão), Arquitecto, nasceu a 16/01/1944 em Campanhã, Porto, casou a 25/10/1969 em Figueiró da Serra, Gouveia, com MARIA DA CONCEIÇÃO AMARAL PAES DE FARIA, nascida a 26/02/1939 na freguesia da Sé Nova em Coimbra, filha de Augusto Leite Paes de Faria e de Maria Amélia Quirino Saraiva do Amaral.

Deste casamento nasceram duas filhas:

HELENA PAULA PAES DE FARIA DA CUNHA LEÃO, (VI) nasceu a 21/01/1971 em Coimbra;

DANIELA FILIPA PAES DE FARIA DA CUNHA LEÃO, (VI) nasceu a 17/12/1974 também em Coimbra.


PAULO LOUREIRO DA CUNHA LEÃO, (V. filho de Fernando Manuel Corrêa da Silva da Cunha Leão), Designer, nasceu a 06/04/1947 na freguesia de Campanhã, Porto, casou a 01/12/1975 na Igreja de Santo Antoninho das Antas, Porto, com ANA PAULA MATOS PACHECO GRILO, gestora empresarial, nascida a 03/12/1951 em Cedofeita, Porto, filha de António José Teixeira Pacheco Grilo e de Maria Fernanda Castro Matos, neta pela parte paterna de Ernesto Augusto Grilo e de Maria da Conceição Teixeira Pacheco e pela parte materna de Fernando Ascenção Matos e de Aida Teixeira de Castro.

MARIA FERNANDA CASTRO MATOS, a Teresinha do Aniki bóbó, de Manoel de Oliveira, sobre quem, num livro que vi na Biblioteca do Cine Clube do Porto, dizem: “A Teresinha! Laço de seda a prender-lhe os caracóis, louros,
era o encanto dos miúdos da escola.” 21

Do casamento de Paulo Loureiro da Cunha Leão com Ana Paula Matos Pacheco Grilo nasceu um filho:

FRANCISCO GRILO DA CUNHA LEÃO, (VI) nasceu a 11/09/1976 no Porto.




RITA CORRÊA DA SILVA, (III, filha de David Corrêa da Silva), nasceu a 03/07/1887 em Rio Tinto e faleceu a 31/05/1925 também em Rio Tinto, onde casou com  DOMINGOS GONÇALVES DE SÁ, nascido em 08/02/1886 no Porto e falecido em Chão Verde, Rio Tinto a 29/06/1947, filho do Comendador Domingos Gonçalves de Sá, nascido em Barcelos e falecido no Porto a 14/06/1931, e de Luísa Arminda Ferreira, nascida em Castro Daire e falecida a 15/03/1915, neto paterno de José de Sá e de Maria Alves da Cruz e materno de José Carquejeiro e de Luísa Ferreira. Num santinho que me chegou às mãos, feito após a sua morte, diz: “Deus a deu, Deus a levou! Bendito seja o nome do Senhor!”. E tal como numa pagela do género, feita quando da morte de sua mãe, Rita de Souza Neves, 4 anos antes, diz também: “Abriu a sua mão ao indigente e estendeu o braço ao pobre. Da sua bôca saíram palavras de sabedoria e a lei da clemência estanciou em sua língua. Prov. 31”

Deste casamento nasceram três filhos:

Domingos, (IV) q.s.

MARIA LUÍSA CORRÊA GONÇALVES DE SÁ, (IV) falecida no Porto em 1996.

DINIS CORRÊA GONÇALVES DE SÁ, (IV) faleceu criança;


DOMINGOS CORRÊA GONÇALVES DE SÁ, (IV. filho de Rita Corrêa da Silva), licenciado em Economia, nasceu em Chão Verde, Rio Tinto a 10/01/1917 e faleceu em 1977; casou com ELISA GOMES MESQUITA DA CUNHA, nascida a 05/10/1912 em Santos-o-Velho, Lisboa, filha de José Mesquita da Cunha e de Belmira Gomes.

Deste casamento nasceram cinco filhos:

Maria Rita, (V) q.s.

José António, (V) q.s.

Domingos Pedro, (V) q.s.

João David, (V) q.s.

MIGUEL DUARTE DA CUNHA GONÇALVES DE SÁ, (V), Arquitecto, nascido a 03/08/1958 em Rio Tinto, solteiro.

DOMINGOS CORRÊA GONÇALVES DE SÁ 
e sua mulher ELISA GOMES MESQUITA DA CUNHA

MARIA RITA DA CUNHA GONÇALVES DE SÁ, (V. Filha de Domingos Corrêa Gonçalves de Sá), Professora do Ensino Secundário, nasceu a 23/09/1943 em Rio Tinto, casou a 29/03/1969 em Leça do Bailio com FRANCISCO MANUEL FERREIRA DA SILVA FERNANDES, nascido a 24/04/1944 em Cedofeita, Porto, licenciado em História, filho de José Pereira Fernandes, Médico, casado a 16/09/1936 com Maria Antónia Godinho Ferreira da Silva, neto paterno de Francisco Pereira Fernandes e de Felisbela Augusta Guedes de Melo Lopes Pereira e materno de António Joaquim Ferreira da Silva, Par do Reino, insigne químico, Cavaleiro da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, Comendador da Ordem de S. Tiago, Grã Cruz da Ordem Civil de Afonso XII, Cavaleiro da Legião de Honra, etc, e de sua mulher e prima Idalina de Sousa Godinho, com quem se havia casado no Rio de Janeiro a 25/09/1880, filha dos Viscondes de S. Tiago de Riba-Ul.

Deste casamento nasceram duas filhas:

MARIA INÊS GONÇALVES DE SÁ FERNANDES, (VI) nasceu a 11/07/1975 em Rio Tinto;

MARIA TERESA GONÇALVES DA SÁ PEREIRA FERNANDES, (VI) nasceu a 29/12/1981 em Rio Tinto.

JOSÉ ANTÓNIO DA CUNHA GONÇALVES DE SÁ, (V. filho de Domingos Corrêa Gonçalves de Sá), nasceu a 03/10/1944 em Rio Tinto e casou a 11/02/1968 “...no Templo de Santa Luzia...” 22 em Viana do Castelo com MARIA FILIPA RAMOS BARROTE, nascida a 18/10/1946 em Fão, Esposende, filha de Artur Jorge Barbosa Barrote, médico e de Elvira Ramos, neta paterna de Artur Resende Pinto Barrote e de Maria Carolina de Miranda Barbosa e materna de Manuel Francisco Pereira Domingues Ramos e de Elvira de Albuquerque Brito.

Deste casamento nasceram três filhos:

JOSÉ TIAGO BARROTE SÁ, (VI) nascido a 18/11/1968 em Braga;

MARIA FILIPA BARROTE GONÇALVES DE SÁ, (VI) nascida a 02/04/1970 no Porto;

ANTÓNIO CARLOS BARROTE GONÇALVES DE SÁ, (VI), que foi vencedor do prémio de fotografia promovido pela Fundação de Serralves sobre os seus jardins, no ano de 1996; nascido a 26/05/1971 no Porto.

DOMINGOS PEDRO DA CUNHA GONÇALVES DE SÁ, (V. filho de Domingos Corrêa Gonçalves de Sá), Gerente com seu irmão João David e co-proprietário com os restantes irmãos da Sociedade Comercial SÁS, nasceu no dia 16/03/1946 em Rio Tinto e casou a 15/11/1975 no Porto com ANA DA CONCEIÇÃO VIDEIRA PATRÍCIO, nascida a 16/06/1950 em Cebolais de Cima, Castelo Branco, filha de José António Patrício e de Maria Videira da Conceição, neta paterna de António Joaquim Valente e de Maria Joana Patrício e materna de José Gaspar Videira e de Olívia da Conceição Faria.

Deste casamento nasceram dois filhos;

MARIA JOANA PATRÍCIO GONÇALVES DE SÁ, (VI) nascida a 23/09/1979 no Porto;

JOSÉ PEDRO PATRÍCIO GONÇALVES DE SÁ, (VI) nascido a 03/10/1981 no Porto.

JOÃO DAVID DA CUNHA GONÇALVES DE SÁ, (V. filho de Domingos Corrêa Gonçalves de Sá), Gerente com seu irmão Domingos Pedro e co-proprietário com os restantes irmãos da Sociedade Comercial SÁS, nascido a 29/08/1947 em Rio Tinto e casado a 04/08/1973 no Porto com HELENA MARIA ESTELITA DE MACEDO, nascida a 16/04/1950 no Porto, filha de Gilberto Ferreira de Macedo e de Maria Helena Paixão Pereira de Macedo.

Deste casamento nasceram dois filhos:

JOÃO RICARDO MACEDO GONÇALVES DE SÁ, (VI) nascido a 20/05/1975 na freguesia de Santo Ildefonso, Porto;

MARIA RITA MACEDO GONÇALVES DE SÁ, (VI) nascida a 15/12/1980, também no Porto.

ALZIRA CORRÊA DA SILVA e FERNANDO DE FARIA CARDOSO DE ARAÚJO
 com seus filhos Maria Rita, Maria Alzira e Nuno.

ALZIRA CORRÊA DA SILVA, (III. filha de David Corrêa da Silva), nasceu a 22/07/1895 em Rio Tinto, onde faleceu a 28/08/1948. Casou a 10/09/1919 com FERNANDO DE FARIA CARDOSO DE ARAÚJO, co-proprietário da firma Araújo & Sobrinho, nascido a 14/10/1892 no Porto e falecido a 22/10/19 em Rio Tinto, filho de Manuel Francisco de Araújo e de Arminda Vieira Cardoso.

Deste casamento nasceram três filhos:

Maria Rita, (IV) q.s.

Maria Alzira, (IV) q.s.

Nuno, (IV) q.s.

MARIA RITA CORRÊA DA SILVA ARAÚJO, (IV. filha de Alzira Corrêa da Silva), nasceu a 02/09/1920 em Rio Tinto e casou a 04/10/1948 em Leça do Bailio com JOSÉ RICARDO DE CARVALHO FIGUEIRA DE SOUSA TAVARES, licenciado em Ciências Económicas e Financeiras, nascido a 23/06/1916 em Lisboa, filho de José Júlio de Sousa Tavares e de Maria Beatriz da Cruz Sobral de Carvalho Figueira.


MARIA RITA CORRÊA DA SILVA ARAÚJO e seu marido 
JOSÉ RICARDO DE CARVALHO FIGUEIRA DE SOUSA TAVARES

Deste casamento nasceram onze filhos:

Maria Filomena, (V) q.s.

José Ricardo, (V) q.s.

Jaime Henrique, (V) q.s.

António Fernando, (V) q.s.

MARIA DO CARMO ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V) nasceu a 02/12/1954 no Porto, solteira, sem geração;

Luís Manuel, (V) q.s.

Francisco José, (V) q.s.

MARIA RITA ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V) Enfermeira, nasceu a 15/01/1958 no Porto, solteira, sem geração;

MARIA ALZIRA ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V) nasceu a 20/06/1959 no Porto, solteira, sem geração;

NUNO DAVID ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V) nasceu a 10/09/1961, no Porto, solteiro, sem geração;

Artur, (V) q.s.



MARIA FILOMENA ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V. filha de Maria Rita Corrêa da Silva Araújo), nasceu a 23/08/1949 no Porto e casou a 16/09/1978 em Leça do Bailio com EUGÉNIO CARLOS PEREIRA DE OLIVEIRA BRAGA, Advogado, nascido a 19/07/1949 em Cedofeita, Porto, filho de Eugénio Carlos Alves Pimenta de Oliveira Braga e de Gabriela Maria Fernandes Pereira, neto paterno de Luís Eugénio de Oliveira Braga e de Elisa Henriques Alves Pimenta, e materno de Francisco Sadi Rubio Pereira e de Bertha Fernandes.

Deste casamento nasceram quatro filhos:

EUGÉNIO CARLOS DE SOUSA TAVARES DE OLIVEIRA BRAGA, (VI) nasceu a 10/08/1979 em Cedofeita, Porto;

MARIA BEATRIZ DE SOUSA TAVARES DE OLIVEIRA BRAGA, (VI) nasceu a 24/07/1981 em Cedofeita, Porto;

JOÃO TOMÁS DE SOUSA TAVARES DE OLIVEIRA BRAGA, (VI) nasceu a 07/12/1984, na freguesia da Sé, Porto.

CATARINA DE SOUSA TAVARES DE OLIVEIRA BRAGA, (VI) nasceu a 05/09/1986 na freguesia da Sé, Porto.

JOSÉ RICARDO ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V. Filho de Maria Rita Corrêa da Silva Araújo), Assessor de direção fabril, nasceu a 01/08/1950, no Porto e casou com ANA MARIA MESQUITA, nascida a 09/11/1947 em Santo Tirso, filha de António Moreira Mesquita e de Maria Emília de Sousa Oliveira.
Deste casamento nasceram dois filhos:

JOSÉ RICARDO MESQUITA DE SOUSA TAVARES, (VI)
nasceu a 03/07/1978 no Porto;

ANTÓNIO PEDRO MESQUITA DE SOUSA TAVARES,
(VI) nasceu a 10/03/1982 no Porto;

JAIME HENRIQUE ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V. filho de Maria Rita Corrêa da Silva Araújo), nasceu a 17/01/1952 no Porto e casou a 17/04/1982 na Igreja de Nevogilde, Foz do Douro, com CARLOTA FILOMENA SERPA PINTO BURMESTER, (Serpa Pinto e Bettencourt), nascida a 15/12/1956 na freguesia da Sé, Porto, filha de Guilherme Henrique de Bettencourt Burmester e de sua mulher e prima co-irmã Adelaide Filomena de Bettencourt Serpa Pinto, Senhora da Casa do Paço da Serrana em Boassas, Cinfães; neta paterna de Johann Wihelm Burmester e de Maria da Purificação de Carvalho Rebelo Teixeira Cyrne de Bettencourt e materna de Alexandre Alberto de Serpa Pinto Moreira, 2º Visconde de Serpa Pinto e de Maria João de Carvalho Rebelo Teixeira Cyrne de Bettencourt.





Pormenor em Chão Verde. Fot. Tuca Sá - 1997

Deste casamento nasceram dois filhos:

JOÃO GUILHERME DE BETTENCOURT BURMESTER DE SOUSA TAVARES, (VI) nasceu a 21/05/1985 no Porto;

JAIME FREDERICO DE BETTENCOURT BURMESTER DE SOUSA TAVARES, (VI) nasceu a 10/05/1989 no Porto.

ANTÓNIO FERNANDO ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V. filho de Maria Rita Corrêa da Silva Araújo), licenciado em Economia, nasceu a 27/06/1953 no Porto, onde casou a 28/04/1979 com TERESA MARIA FRANQUEIRA FORMIGAL, nascida a 04/03/1952 no Porto, filha de Rui Fonseca da Cruz Formigal e de Maria Luísa dos Santos Franqueira; neta paterna de Júlio Maria Rodrigues Formigal e de Clara Fonseca da Cruz, e materna de Luís de Araújo Franqueira e de Maria Luísa Oliveira dos Santos.
Deste casamento nasceram três filhos:

RITA FORMIGAL DE SOUSA TAVARES, (VI) nascida a 24/05/1980 no Porto;

DIOGO FORMIGAL DE SOUSA TAVARES, (VI) nascido a 24/01/1983 no Porto;

ANTÓNIO MARIA FORMIGAL DE SOUSA TAVARES, (VI) nascido a 18/01/1988 em Lordelo do Ouro, Porto.

LUÍS MANUEL ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V. filho de Maria Rita Corrêa da Silva Araújo), Técnico Têxtil, nasceu a 04/12/1955 no Porto e casou a 20/06/1981 no Porto com ANA CARLA DO CARMO PONTES, nascida a 19/02/1961 em Angola, filha de Mário Nogueira Pontes e de Ana Cândida do Carmo.

Deste casamento nasceram duas filhas:

ANA BARBARA PONTES DE SOUSA TAVARES, (VI) nasceu a 31/05/1983 no Porto.

MARIA MARGARIDA PONTES DE SOUSA TAVARES, (VI) nasceu a 24/07/1988 no Porto.

FRANCISCO JOSÉ ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V. filho de Maria Rita Corrêa da Silva Araújo), Engenheiro Civil, nasceu a 23/12/1956 no Porto e casou em Rio Tinto a 18/10/1981 com FILOMENA JUDITE MARTINS COUTINHO, nascida a 31/10/1960 em Rio Tinto, filha de Serafim Pereira Coutinho e de Serafina Ferreira Martins.
Deste casamento nasceram duas filhas:

CAROLINA COUTINHO DE SOUSA TAVARES, (VI) nascida em 18/8/1988.

MARIA TERESA COUTINHO DE SOUSA TAVARES, (VI) nascida a 12/11/1992;

ARTUR ARAÚJO DE SOUSA TAVARES, (V. filho de Maria Rita Corrêa da Silva Araújo), nasceu a 08/12/1964 no Porto e casou a 14/09/1996 em Braga com MARIA GABRIELA FERNANDO PONTES PINTO FERREIRA, nascida a 09/06/1961, em Junqueira, Vila do Conde, filha de Orlando Costa Pinto Ferreira e de Maria da Conceição Fernando Pontes.



MARIA ALZIRA CORRÊA DA SILVA ARAÚJO 
e ARMANDO AUGUSTO BORGES SERRA

MARIA ALZIRA CORRÊA DA SILVA ARAÚJO, (IV. Filha de Alzira Corrêa da Silva), nasceu a 08/05/1922 em Rio Tinto, onde casou a 02/05/1940 com ARMANDO AUGUSTO BORGES SERRA, nascido a 01/05/1913 em Macedo de Cavaleiros, já falecido, filho de Manuel António Serra e de Teresa Borges.
Deste casamento nasceram três filhos:

Manuel Fernando, (V) q.s.

FERNANDO ARAÚJO SERRA, (V) nasceu a 31/08/1942 no Porto e faleceu a 20/10/1967 em Mirandela; solteiro; sem geração.

Maria Paula, (V) q.s.




Pormenor do jardim. Chão Verde
Fot. Tuca Sá - 1997


MANUEL FERNANDO DE ARAÚJO SERRA, (V. filho de Maria Alzira Corrêa da Silva Araújo), nasceu a 29/04/1941 no Porto e casou a 13/08/1965 na Igreja de Cedofeita, Porto, com MARIA TERESA RAMALHO ALVES DE SOUSA, nascida a 21/10/1939 no Porto, filha de Fernando de Almeida Alves de Sousa e de Judite Mesquita Ramalho. Casou pela segunda vez no Porto, a 17/07/1978, com ISABEL MARIA UVA CANSADO LEITÃO, nascida a 26/05/1951 na freguesia de Santo Ildefonso, Porto, filha de Raúl Pinto da Fonseca Leitão, Arquitecto, nascido a 01/12/1916 no Porto, e de Maria Gabriela Uva Cansado, nascida a 16/04/1921 em Faro, neta paterna de Olindo Mendes de Carvalho Leitão e de Alzira Ramalho Pinto da Fonseca e neta pela parte materna de Henrique Mateus Fonseca e Sousa Cansado e de Maria Antónia Dias Uva.

Filhos do primeiro casamento:

Maria Alexandra, (VI) q.s.

Manuel Filipe, (VI) q.s.

MARIA RITA ALVES DE SOUSA DE ARAÚJO SERRA, (VI) nasceu a 23/09/1976 no Porto.

Filhos do segundo casamento:

ISABEL MARIA CANSADO LEITÃO DE ARAÚJO SERRA, (VI) nascida a 27/07/1978 no Porto;

TITO NUNO CANSADO LEITÃO DE ARAÚJO SERRA, (VI) nascido a 10/11/1983, também no Porto.


MARIA ALEXANDRA ALVES DE SOUSA DE ARAÚJO SERRA (VI. filha de Manuel Fernando de Araújo Serra), nasceu a 25/05/1966 em Rio Tinto, casou com ANTÓNIO JOSÉ LOBO GUERRA, nascido a 31/05/1962, filho de Francisco José Amorim Carvalho Guerra, licenciado em Farmácia, Reitor da Universidade Católica, e de Maria Cecília de Sousa Lobo, neto paterno de António Rodrigues de Carvalho Guerra e de Maria da Conceição da Cruz Amorim e materno de João Baptista de Sousa Lobo e de Olinda Alves Moreira de Sousa.

Deste casamento nasceram dois filhos:

MARIA FRANCISCA ARAÚJO SERRA LOBO GUERRA, (VII) nascida a 23/09/1993 no Porto;

ANTÓNIO MARIA ARAÚJO SERRA LOBO GUERRA,
(VII) nascido a 12/11/1995 no Porto.


MANUEL FILIPE ALVES DE SOUSA DE ARAÚJO SERRA (VI. filho de Manuel Fernando de Araújo Serra), o Pi, nasceu a 02/05/1967 na freguesia do Bonfim, Porto e casou a 08/07/1995 em Braga com MARIA DO ROSÁRIO LOBO GUERRA, nascida a 31/05/1967 no Porto, irmã de seu cunhado António José, filha dos já citados Francisco José Amorim Carvalho Guerra e de Maria Cecília de Sousa Lobo.


MARIA PAULA DE ARAÚJO SERRA, (V. filha de Maria Alzira Corrêa da Silva Araújo), licenciada em Filologia Germânica, Professora do Ensino Secundário, nasceu a 31/01/1944 em Rio Tinto; casou a 06/09/1971 em Rio Tinto com JOSÉ DOS SANTOS DINIS, Geólogo, nascido a 01/02/1947 em Lisboa e falecido a 11/05/1981 no Porto, filho de Manuel Dínis e de Maria dos Prazeres dos Santos.

Deste casamento nasceram duas filhas:

JOANA MARIA SERRA DOS SANTOS DINIS, (VI) nascida a 02/09/1974;

MARIA INÊS SERRA DOS SANTOS DINIS, (VI) nascida a 10/10/1981.


NUNO CORRÊA DA SILVA ARAÚJO e sua mulher 
MARIA ISABEL RAMOS PINTO DA CUNHA

NUNO CORRÊA DA SILVA ARAÚJO, (IV. filho de Alzira Corrêa da Silva), nasceu a 25/02/1924 em Rio Tinto e casou a 01/04/1951 com MARIA ISABEL RAMOS PINTO DA CUNHA, nascida a 06/11/1929, filha de Alfredo Antunes da Silva Cunha e de Otília Ramos Pinto.

Deste casamento nasceram cinco filhos:

Nuno, (V) q.s.,

Isabel Maria, (V) q.s.,

Teresa Maria, (V) q.s.,

Maria Inês, (V) q.s.,

PEDRO MANUEL DA CUNHA ARAÚJO, (V) nasceu a 09/03/1961.


NUNO DA CUNHA ARAÚJO, (V. filho de Nuno Corrêa da Silva Araújo), nasceu a 05/10/1952 no Porto e casou a 01/08/1974 também no Porto com JOANA MARIA PATRÍCIO DE ARAÚJO MILHEIRO, nascida a 22/04/1954 no Porto, filha de Alberto de Araújo Milheiro e de Maria Manuela Patrício.


ISABEL MARIA DA CUNHA ARAÚJO, (V. filha de Nuno Corrêa da Silva Araújo), nasceu a 01/01/1955 no Porto e casou em Miramar a 17/12/1974 com CARLOS ALBERTO COELHO FERREIRA CARDOSO, Director Comercial, nascido a 02/08/1947 no Porto, filho de Augusto Ferreira Cardoso e de Maria Celeste Coelho Ribeiro da Costa.

Deste casamento nasceram três filhos:

SOFIA ARAÚJO FERREIRA CARDOSO, (VI) nasceu a 03/04/1978 em Santo Ildefonso, Porto;

FILIPA ARAÚJO FERREIRA CARDOSO, (VI) nasceu a 29/07/1981 em Santo Ildefonso, Porto.

NUNO ARAÚJO FERREIRA CARDOSO, (VI) nasceu a 06/06/1991 também em Santo Ildefonso, no Porto.


TERESA MARIA DA CUNHA ARAÚJO, (V. filha de Nuno Corrêa da Silva Araújo), nascida a 31/01/1956 e casou a 24/03/1972 com RUI DIOGO CASTEL BRANCO OSÓRIO BORGES, nascido a 03/11/1952 no Porto, filho de Rui Lourenço do Amaral Osório Borges e de Maria Inês Gagliardini Graça Caldeira Castel Branco.

Deste casamento nasceram duas filhas:

JOANA ARAÚJO BORGES, (VI) nascida a 10/09/1972 no Porto;

ANA ARAÚJO BORGES, (VI) nascida a 29/07/1981 no Porto.


MARIA INÊS DA CUNHA ARAÚJO, (V. filha de Nuno Corrêa da Silva Araújo), nasceu a 06/03/1958 no Porto e casou em Miramar a 28/07/1979 com JOÃO RUI RIBAS GUIMARÃES DOS SANTOS, nascido a 30/04/1953 em Castelo de Paiva, filho de Manuel Luís Lopes Guimarães dos Santos e de Maria Adelaide Ribas. Deste casamento nasceram duas filhas:

INÊS ARAÚJO RIBAS DOS SANTOS, (VI) nascida a 16/06/1983 no Porto;


FRANCISCA ARAÚJO RIBAS DOS SANTOS, (VI) nascida a 22/10/1984, também no Porto.

Pormenor de um relógio na Casa de Chão Verde
Fot. Tuca Sá - 1997
N O T A S


17  in Uma vida uma obra - 1969, Agustina Bessa-Luís, p. 123.
18  in Uma vida uma obra - 1969, Agustina Bessa-Luís, p. 125.
19  Ao grande Poeta e amigo Fernando Leão com um abraço do grande caricaturista A. Sampaio +Além.”
20  in 150 anos de caricatura em Portugal de Osvaldo de Sousa, p. 120.
21  in Aniki Bóbó - 50 anos. Abertura, selecção e organização de textos de Jorge Neves. Bibl. do Museu de Arte Cinematográfica do Porto / Cine-Clube do Porto.
22   in Certidão de nascimento de Maria Filipa Ramos Barrote.